
No dia 13 de maio de 2024 a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, institucionalizada Ministério da Saúde, conforme a Portaria 992, de maio de 2019, alcançou a marca de 15 anos.
“A implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no território, deve buscar por salvar vidas, e garantir o sagrado direito à saúde de cada brasileiro, cada brasileira, considerando as disparidades étnico-raciais presentes no campo da prevenção de doenças e no processo de promoção da saúde”.
Para ampliar esse debate, e mobilizar a sociedade em busca de equidade no SUS, o Fórum Paulista de Saúde da População Negra buscou dialogar com lideranças de movimentos sociais, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde de todo o país, para saber o que pensam sobre tal data. O Fórum Paulista de Saúde da População Negra buscou dialogar com diferentes atores políticos sobre os 15 anos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Confira aqui, a opinião de diferentes lideranças de movimentos sociais, lideranças de Terreiro, intelectuais, pesquisadores, docentes, gestores e profissionais de saúde.