Publicações

Diferentes lideranças do movimento negro, em todas as suas vertentes, pesquisadores, intelectuais, gestores, profissionais de saúde e de outras áreas de atuação, reunidas a partir da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra (prévia da 17ª Conferência Nacional de Saúde) fundaram o Fórum Paulista de Saúde da População Negra, em julho de 2023, a partir dos passos iniciais na Sociedade Ketú Àse Igbin de Ouro, e a experiência obtida na organização da Aliança Pró-Saúde da População Negra entre 2018 e 2022.
A criação do Fórum Paulista de Saúde da População Negra e sua condução em meio ao cenário aqui descrito demonstra que há um desafio concreto na organização da sociedade frente aos desafios do SUS: a articulação das forças políticas para organização comunitária diante da necessidade de incidência política, advocacy e controle social, em meio ao estado da arte, o que consideramos fruto da atuação do estado e seu modelo arcaico de atuação.
O presente registro, descreve e analisa por fim, como se deu o processo e quais os seus resultados iniciais, considerando o cenário em o mesmo se deu, e as dificuldades encontradas ao longo do percurso.

Publicado originalmente In: Caderno de Boas Práticas em Atenção à Saúde da População Negra no Brasil: algumas experiências. Celso Ricardo Monteiro & Rosana Batista Monteiro (org); São Carlos. Pedro & João Editores, 2025.